Programa Cachoeira em Foco

31/07/2015 23:03

No último programa Cachoeira em Foco tivemos uma grata surpresa pela entrevista de Henrique Brito. Estudante de psicologia, Presidente do Conselho Tutelar e ativista cultural na nossa cidade, Henrique se destacou pela seriedade, segurança e postura madura com que respondeu todas às questões.

Em sua fala Henrique tratou inclusive de temas complexos como por exemplo, os graves problemas sociais nos quais estão envolvidos nossas crianças e adolescentes. É maravilhoso saber que em nossa cidade há pessoas que pensam no bem estar do outro. Como é o caso de Henrique, na sua iniciativa de reabrir o cursinho pré-vestibular, que como destacou Marquinhos Campos, que vem ao longo dos anos compondo a equipe de professores, chegou a levar a faculdade 68 estudantes. Durante todo o programa, apresentadores e entrevistado convidaram os alunos a participar do cursinho.

Pessoas como Henrique são a prova que nem tudo está perdido em nossa cidade. Que há pessoas preparadas, sérias e comprometidas como o próximo, trabalhando todos os dias, silenciosamente. Isso é um bálsamo pros dias em que a gente lança seu olhar sobre a cidade de Cachoeira dos Índios e fica desalentado ao perceber que ao longo de meio século, prefeitos e vereadores que passaram por essa cidade pouco deixaram de legado ou de exemplo a ser seguido. Que apenas se preocuparam consigo mesmo e utilizaram o cargo que deveria ser uma prestação de serviço ao povo como benefício próprio.

Desalentador também é ver que o professor Chico Alvarenga, apesar de toda a sua intelectualidade, defende pautas tão reacionárias como “redução de maioridade penal” e “pena de morte”. Talvez o professor precise pesquisar um pouco mais sobre esses assuntos, a título de tema de redação do Enem. Pode, inclusive, até ser a favor dos dois, afinal todos têm liberdade pra pensar como quiser. No entanto, que apresente argumentos mais consistentes, pois se basear no senso comum pega muito mal para um professor.