Por que a população deve comparecer à Sessão Solene?

17/05/2015 15:25

 

 

Queremos começar essa matéria com uma pergunta aos cidadãos cachoeirenses. Não precisa responder ou comentar a respeito, mas apenas pensar. Você, enquanto cidadão se sente representado pelos vereadores de Cachoeira dos Índios?  Se sim ou se não, por quê? A questão do legislativo está fortemente ligada a representatividade. De alguma forma, a composição do quadro de vereadores tem que refletir a cara do povo da nossa cidade. Você acha que os vereadores se parecem com o nosso povo?

Amanhã, 18/05 a Câmara de Vereadores vai realizar uma Sessão Solene às 19h, no Centro Pastoral Marieta Gonçalves de Alencar, para entrega de Títulos de Cidadão Cachoeirense a algumas pessoas, que segundo a Casa Epitácio Pessoa, prestaram serviços relevantes à sociedade. Você cidadão, sabe quem são essas pessoas? Qual o seu grau de participação na escolha dessas pessoas? Você sabe quais os critérios, que a Câmara utilizou para escolher essas pessoas? Você sabe quais são esses serviços prestados?

Pois é. Você não sabe. Não queremos aqui, ofender, ou diminuir a importancia dessas pessoas ou de seus serviços. Muitas delas, certamente contribuíram com o município e merecem a homenagem. O que queremos, é fazer os cachoeirenses pensarem sobre o grau de participação da população nestas homenagens. O reconhecimento deve ser antes de tudo, do povo, através dos vereadores. Afinal, o que são os vereadores, senão representantes do povo?

As pessoas precisam participar mais do Governo, comparecer às sessões Semanais da Câmara, acompanhar os debates, ficar por dentro dos projetos, presenciar as votações, participar, opinar, interferir, pressionar, vigiar. As lideranças devem convocar a população a ocupar essa casa que é nossa por excelência. Não podemos nos omitir deixando tudo nas mãos dos vereadores, ou então eles continuarão a legislar em causa própria, atendendo apenas suas vontades e esquecendo do povo que os elegeu.

Mulheres de Cachoeira dos Índios, onde estão vocês? Levantai-vos, uni-vos. Lembrem que há somente uma mulher entre os nove parlamentares da cidade. Vocês precisam ocupar o lugar de vocês. Estamos certos que em Cachoeira dos Índios há muitas mulheres competentes e preparadas. É chegada a hora e a vez de vocês.

Juventude, por onde andas? Percebam que a nossa Câmara de Vereadores está caduca. Há vereadores com seis mandatos consecutivos, pessoas que já estavam lá quando muitos de nós pensava em vir ao mundo. Essas pessoas não estão lá porque amam nossa cidade ou querem prestar serviços, mas porque fizeram do cargo de vereador, uma profissão, um modo de vida. A política que defendem e praticam é de atraso, de engano, de egoísmo, de indiferença aos problemas mais básicos do povo. Há também os que defendem uma política hereditária, ou seja, em sua concepção coronelista, a cadeira que ocupam pertence à sua família e não à sociedade. É algo que passa de pai para filho, quando se aposentam.

O povo desconhece a força que tem. Os vereadores de Cachoeira, ao contrário, bem sabem da força do povo. Tanto sabem, que evitaram enfrentar o povo cara a cara nas urnas. Ao invés disso, lançaram de uma manobra vergonhosa para permanecerem no poder. Como sabem, ao invés de liberarem as vagas para que qualquer cidadão pudesse se candidatar livremente, ocuparam no dia da convenção, com nome de parentes, ao acreditarem que tudo permaneceria em segredo. (Saiba mais sobre os candidatos fantasmas aqui e aqui). Sabem e sentem que se tivessem cocncorrido de forma honesta, muito poucos estariam lá.

É chegado o momento da juventude, especialmente as mulheres, capacitadas, informadas, antenadas com a nossa realidade, construírem a sua história. Cachoeira precisa de novas ideias, de gente compromissada com a transformação da realidade. É o momento de nos livramos do jugo da escravidão ideológica para escrevermos uma nova página. O prmeiro passo é sem dúvida a participação ativa na vida do legislativo da nossa cidade.