Animais na pista: mais um grave problema da PB 420

09/07/2014 14:17

 

Os problemas da PB 420, que liga a BR 116 à BR230 e passa por Cachoeira dos Índios, estão longe de acabar. No ano passado o Governo da Paraíba recapeou o trecho sul, mas nunca houve uma cerimônia de inauguração, muito menos a conclusão das obras. Por incrível que pareça o recapeamento acaba bruscamente em frente à Praça Frei Damião. Não há faixas divisórias de pista, não há faixa nos acostamentos, nem placas de sinalização de qualquer espécie.

Já no trecho norte, a situação é bem mais precária. A estrada está tão gasta que se desmancha com facilidade. O asfalto barato e fino está esfarelando de modo que em toda a sua extensão o que se observa é uma colcha de retalhos, resultado de muitas operações tapa buracos, realizadas pelo DER, sempre que a população interdita a pista e pede melhorias.  Não há acostamento ou placas de sinalização, apenas o mato invadindo a pista, além de alguns quebra molas feitas com a engenharia local não atendem os pré-requisitos do DENATRAN, além de estarem mal sinalizados.

Aliada as condições físicas absurdas temos agora a presença constante de animais na pista, o que só vem piorar as condições de uma estrada que já historicamente perigosa. Poderíamos agora, caso quiséssemos, enumerar os muitos acidentes que já ocorreram nessa estrada, cujas condições precárias certamente foram fatores decisivos.

Sabemos, pois, que a responsabilidade da manutenção da PB 420 é incumbência do governo estadual. Todavia, cabe aos gestores locais, digo Prefeito e Vereadores - Prefeitura e Câmara, (especialmente nessa época que se negociam os apoios para as eleições) colocarem em suas pautas de negociação as necessidades da população e não tão somente a sua ganância por dinheiro, a necessidade de enriquecimento fácil.

Como representantes do povo, eleitos de forma legítima, os vereadores deveriam negociar, reivindicar, acampar em frente a Assembleia Legislativa e do Palácio da Redenção para conseguirem obras para o município, e não se acovardarem e agirem de forma mesquinha, como de costume.

 

 

 

Jumentos na pista flagrados pela nossa equipe.