Na metade do mandato, às vesperas das eleições, Bodin contrata médicos para sensibilizar eleitores

11/08/2014 20:26


Recentemente o prefeito de Cachoeira dos Índios alardeou nas rádios de Cajazeiras a contratação de médicos para o hospital que agora chamam de policlínica. Ora veja só, o bloco que foi erguido ao lado do hospital, durante a construção, foi denominado policlínica.

Depois de pronto, houve a dança das cadeiras. O hospital passa a ser a policlínica, a policlínica passa a abrigar o PSF, e o antigo posto de saúde onde funcionava o PSF passa a ser a Secretaria de Saúde que funcionava anteriormente em uma casa na esquina da Av. Monsenhor Constantino Vieira com a Rua Manoel Candido de Oliveira.

Com tudo isso, qual o real benefício? Até agora só consigo pensar que a prefeitura deixou de pagar aluguel da casa. Mas o que é o aluguel de um imóvel, para quem paga fortunas em locação de veículos, não é mesmo?

Já perceberam como há mais de 20 anos não nascem mais pessoas em Cachoeira dos Índios? Antigamente
a tecnologia era menos avançada, a economia estava em crise, mas o hospital funcionava. Tinha suas limitações, suas deficiências, assim como muita coisa era feita à margem da lei, é verdade. Era mais uma empresa da família do ex-prefeito Souza Bandeira, não se pode negar. Mas, funcionava. De certo modo, pode se assegurar que a população se beneficiava muito mais naquela época, que atualmente.

Passou por uma reforma, foi municipalizado, mas foi novamente fechado por falta de médicos. Como todos podem ver, saúde não é prioridade por aqui. Se o povo tem o básico que é a saúde, não se sente fragilizado. Tendo saúde como garantia uma pessoa não vai se humilhar nos pés dos prefeitos e dos vereadores para pedir exames, remédios, transporte e tratamento em outros centros. Terão autonomia e irão quem sabe reivindicar outros direitos. Os gestores locais não querem isso.

O prefeito prometeu reabrir o hospital em agosto do ano passado em parceria com a Faculdade Santa Maria, mas como não queria investir e a faculdade não topou manter o hospital sozinha, (no que está muito certa), tudo continuou parado.

Agora o prefeito anuncia que vai ter médico. Ora, não sejamos ingênuos, estamos às portas das eleições e o prefeito quer eleger os candidatos que está apoiando, com os votos do povo inocente de Cachoeira dos Índios. O que vai acontecer é que os médicos trabalharão três meses, serão pagos apenas depois, depois de muito muído. Isso será suficiente para fazer com que encerrem seus contratos. Anotem o que digo e fiquem observando.

Assim o prefeito se livra dos médicos, alega que não tem recursos, e o tempo passa. Já se vai metade do mandato e até agora só enrolação. Daqui a pouco ele se candidata de novo, compra o povo e ganha. O que muda nesse processo? Nada. Por que Bodin faria diferente, se fazendo assim é muito mais rentável para ele? Afinal a sua reeleição está garantida de qualquer jeito, né?


Imagem: Blog Cachoeira em Foco